Tecnico mecanica
Turbina é um equipamento construído para captar e converter energia mecânica e térmica contida em um fluido, em trabalho de eixo.
A forma construtiva básica é a mesma para todos os tipos de turbinas um rotor dotado de certo número de pás ou palhetas, ligados a um eixo que gira sobre um conjunto de mancais de deslizamento ou mancais de pastilha (mancais de rolamento, por questões de durabilidade não são usados).
Turbinas a gás
Uma turbina a gás é uma extensão do mesmo conceito. Nela, um gás pressurizado faz girar a turbina. Em todas as turbinas a gás modernas o motor produz seu próprio gás pressurizado, o que é feito queimando substâncias como propano, gás natural, querosene de aviação ou combustível de jato. O calor gerado pela queima do combustível expande o ar, e o deslocamento em alta velocidade desse ar quente aciona a turbina.
[pic]
O funcionamento básico da turbina a gás
Teoricamente, turbinas a gás são extremamente simples. Elas têm três partes: • Compressor: comprime o ar de admissão por alta pressão; • Câmara de combustão: queima o combustível e produz gás com alta pressão e alta velocidade; • Turbina: extrai energia do gás a alta pressão e alta velocidade vindas da câmara de combustão. • O compressor retira energia mecânica do eixo e transfere esta energia para o ar. Este ar com alta velocidade é obrigado a passar pelo difusor que com passagens divergentes, reduzem a velocidade, transformando esta velocidade em pressão. Este ar sob pressão entra na câmara de combustão, onde recebe energia pela queima do combustível, e se expande ao ser aquecido. [pic] Este ar quente e sob pressão é obrigado a passar pelo estator da turbina, que pela forma das suas palhetas, direciona este ar em alta velocidade para o rotor da turbina. Ao alcançar o rotor da turbina, o ar entrega uma parte da sua energia, ao obrigá-lo a girar.
Câmara de combustão
O