projetos
A palavra Capoeira antigamente era utilizada para denominar o praticante desta Arte, enquanto a Arte propriamente dita era conhecida como Capoeiragem.
Acredita-se que a Capoeira foi criada em meados do séc. XVII provavelmente em um Quilombo. Nos Quilombos os negros buscavam a liberdade não somente física, mas também Espiritual, buscando resgatar sua cultura e suas crenças. Cantos e danças rituais eram executados com frequência. Acredita-se que a Capoeira foi criada através de variações nos movimentos de varias danças conhecida como Cuissamba N'Golo e Dança da Zebra . A notícia de uma luta dissimulada como dança ou jogo, se espalhou rapidamente de senzala em senzala, aí então a Capoeira passou a ser praticada diante dos olhos dos senhores de escravos, feitores e capitães do mato, sem que os mesmos, se quer imaginassem que aquela dança (jogo) de grande beleza plástica, com seus movimentos circulares e cambalhotas características , tratava-se realmente de uma luta com golpes letais, que estava prestes a ser utilizada em prol da liberdade e sobrevivência de uma raça.
Durante a fuga, os escravos perseguidos pelos capitães do mato armavam emboscadas em locais de vegetação rasteira locais descampados, clareiras denominadas capoeiras (vegetação), onde os mesmos possuíam todo o espaço necessário para execução dos golpes e movimentos da luta. Como os combates aconteciam sempre nestes locais, os praticantes desta Arte passaram a ser conhecidos como Capoeiras.
Em 1888, mesmo com a abolição da escravatura, os negros continuavam vítimas do preconceito racial, que frequentemente os impediam de conseguir emprego remunerado. Os negros praticantes da Capoeira aproveitando-se da destreza física e da notória superioridade que possuíam durante as lutas, criaram as Bandas ou Maltas, como eram conhecidos os grupos de Capoeiras, que se reuniam e prestavam serviço como seguranças de políticos, onde sempre eram remunerados para criar desordem e