Projetos
O capital de investimento tem como destinação de recursos para a realização de um empreendimento, que determina a escala de produção, ou seja, a capacidade instalada. O capital de investimentos são os recursos destinados á aquisição dos bens que a empresa necessita para que possa funcionar adequadamente. Existem 3 modalidades de financiamento: investimento fixo,Capital de giro e investimento misto.
Investimento fixo: investimentos não destinados á negociação, mas dirigidos para produzirem benefícios á investidora mediante sua participação nos resultados das investias, ou para obtenção de bom relacionamento com os clientes ou fornecedores, ou para especulação pura e simples sem nenhum prazo definido.
Capital de giro: é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia a empresas, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa. Entendendo como capital e giro a necessidade que a pessoa ou empresa possuam em adquirir estoques, pagar folha de pagamento, fornecedores prioritários e outros. Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
Investimento misto: são linhas de credito que priorizam financiamentos em bens do ativo fixo, como por exemplo: reformam de instalações, construções, aquisição de maquinas nova ou usada e outros, que associado ao financiamento de um ou mais esses itens, poderá, se necessário, ser incluído financiamento para capital de giro.
A concessão da modalidade e financiamento para investimento fixo esta ligada, muitas vezes, á expansão da empresa. Esse financiamento deve estar ancorado por um plano de negócios