projetos
Resenha “Otimização dos projetos por meio do Gerenciamento do Tempo eficaz”
Uberlândia, Outubro de 2011.
“Otimização dos projetos por meio do Gerenciamento do Tempo eficaz”
Objetivo: construir um texto a partir da leitura de 4 artigos relacionados ao tema “Gerenciamento do Tempo”, para então, elaborar uma crítica a respeito.
O primeiro artigo, intitulado “Como Evitar o Risco das Indenizações”, trata da importância de se realizar análises mensais dos atrasos em projetos em vez de fazer uma análise ao final do projeto. Dentre as vantagens, é possível citar a economia de tempo e de recursos financeiros, além da maior possibilidade de identificar os motivos e os causadores dos atrasos, para que sejam tomadas providências para melhoria do atendimento dos prazos.
Projetos caros e que duram muitos meses, geralmente possuem cronogramas igualmente grandes e, portanto, difíceis de serem obedecidos. Deste modo, concordo com o autor do texto que defende a importância do gerenciamento de tempo e de atrasos desde as etapas iniciais do projeto para que erros sejam identificados e corrigidos, além da possibilidade de negociação dos atrasos com o proprietário, com objetivo de evitar indenizações por atrasos no cronograma planejado.
O segundo artigo, intitulado “Gestão do Tempo – Um Comparativo entre Metodologias de Desenvolvimento de Cronogramas de Projetos”, apresenta as características das principais metodologias empregadas na Gestão do Tempo, de acordo com as quais dependerá a qualidade e assertividade dos cronogramas. A pesquisa foi feita com 4 tipos de metodologias: Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT), Método do Caminho Crítico (MCC), Método da Corrente Crítica (MCCC) e Método da Tendência de Probabilidade de Sucesso (MTPS). Em conjunto, foram usados 3 tipos de softwares: Primavera, Project e Spider. Constatou-se que o maior diferencial na estimativa da duração do projeto ocorre quando se consideram suas