atividade 1
Sabemos que o comportamento humano é determinado por fatores de ordem histórica, social, cultural, econômica, emocional, psicológica e biológica. Esses fatores são alterados a cada nova situação vivida, provocando alterações nos comportamentos.
Segundo Hersey e Blanchard (1986), o comportamento é geralmente motivado pelo desejo de alcançar algum objetivo, nem sempre de forma consciente. Os motivos são necessidades, desejos ou impulsos. Os objetivos estão fora do indivíduo e frequentemente são esperados. São conscientes podendo ser considerados como metas.
“Aprendizagem é a mudança de comportamento relativamente permanente, que ocorre como resultado da experiência. Uma característica distinta dessa definição é o termo “mudança”. Para afirmar que ocorreu uma aprendizagem, uma mudança ou modificação do comportamento precisa ser evidente. Também precisa ser mais que temporária. Deve ser possível atribuir essa mudança à ocorrência de um evento. Portanto, embora aprendizagem seja processo que não conseguimos observar diretamente, podemos inferir que ela ocorreu quando observamos uma mudança de comportamento permanente” (Vecchio, 2008, p. 52).
A partir de uma análise mais reflexiva da forma como ocorre a fixação da aprendizagem no indivíduo podemos afirmar que o conhecimento para ser relevante à pessoa e com isso permanecer em seus reflexos mentais para agrupar-se a seu processo de assimilação precisa ser relevante aos seus interesses, para que ele possa absorver com precisão aquilo que lhe é repassado enquanto objeto de aprendizagem.
“A aprendizagem cognitiva diz respeito ao processamento de elementos de natureza intelectuais, tais como a percepção, o raciocínio, a atenção e a memória. Nesta aprendizagem podem se distinguir a aprendizagem de habilidades como conhecimento, informações, linguagem, compreensão,