PROJETOS PARA SALA DE AULA: PRÁTICA-TEORIA-PRÁTICA
GUERIM, Geuciane Felipe.
HITO, Clarice Furini. Cascardo.
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa visa sintetizar os fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico Cultural, materializando-os em procedimentos práticos para a elaboração e a execução de projetos de trabalho em sala de aula. Na busca por apontamentos indispensáveis utilizou-se a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, onde por meio do Método Dialético do Conhecimento: prática-teoria-prática, busca-se subsidiar a prática docente, discutindo as etapas necessárias para a efetivação desta proposta. Para elaborar um projeto nesta perspectiva o primeiro passo é a conscientização sobre a necessidade de mudança tanto no planejamento como na execução do trabalho, buscando (re) construir o saber em sala de aula. A partir desta conscientização o plano de trabalho poderá ser vivenciado entre os docentes e discentes em busca de uma aprendizagem significativa, onde a prática social torna-se ponto de partida e de chegada para o processo educativo.
OBJETIVOS
- Apresentar os fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico Cultural, materializando-os em procedimentos práticos para a elaboração e a execução de projetos de trabalho em sala de aula.
- Discutir os cinco passos da Pedagogia Histórico-Crítica para a efetivação desta proposta.
METODOLOGIA
O presente trabalho teve uma delimitação descritiva e objetiva, tendo como embasamento principal a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, sendo que o trabalho foi desenvolvido a fim de conhecer a proposta da Pedagogia Histórico-Crítica para a realização de projetos em sala de aula por meio do método dialético do conhecimento. Na perspectiva de Quadros (2012) a pesquisa de cunho bibliográfico está presente em qualquer processo de pesquisa, sendo desenvolvida com base em material já elaborado. Assim a partir da leitura e do diálogo com diferentes