jogos estrategicos na resolução de problemas matematicos
Observa-se, hoje, um crescente e preocupante desinteresse, por parte dos alunos de escolas de Ensino Fundamental e Médio, com relação ao estudo de matemática. Como consequência dessa realidade, é comum encontrarmos alunos concluindo seus estudos básicos com certo grau de defasagem e aversão a matéria.
Vista a dificuldade que a maioria dos alunos tem em relacionar a matemática abordada em sala de aula com a sua pratica diária, tenta-se buscar e minimizar esta diferença, contribuindo para que os professores possam desenvolver sequências didáticas que auxiliem na exposição de conteúdos matemáticos, empregando materiais que propiciem situações problemas estimulantes e desafiadoras, desenvolvendo o raciocÃnio lógico-matemático do aluno através de modelos concretos.
Os jogos aliados a resolução de problemas, podem ser um importante recurso na aprendizagem da matemática.
Estando consciente de que ensinar matemática é desenvolver o raciocÃnio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, então, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, o raciocÃnio lógico-dedutivo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do individuo com outras pessoas.
O processo de resolução de problemas é o eixo organizador do ensino de matemática, fornecendo ao aluno a possibilidade de resolver situações de natureza diversa, e enfrentar com confiança novas situações. Para a grande maioria dos alunos, resolver um problema significa fazer cálculos mecanicamente ou simplesmente aplicar algo que aprenderam nas aulas. Ao se destacar a resolução de problemas, o que se defende é uma proposta que tenha como ponto de partida não a definição, mas o problema. à a partir de situações - problema que o aluno vai construindo o saber matemático.
Segundo Polya (1975), uma