Projetos para implantação da Gestão por Processos
A gestão por processos é a interação entre as atividades contrariando o estilo gerencial por departamentos, setores, seções que normalmente é encontrado nas organizações, com intuito de rever, melhorar padronizar os processos de trabalhos. Dessa forma criando um conflito dificultando o entendimento e a utilização de abordagem por processos. Dificilmente as atividades são realizadas por um grupo de pessoas ou uma única área. Sendo que, existe o envolvimento de várias áreas e equipes específicas que muitas vezes são formadas, através de uma estratégia abrangente, sistemática e estruturadas, independentes do nível hierárquico, havendo comprometimento para a qualificação do processo de trabalho. Na Gestão por Processos a abordagem é focada no cliente e busca gerenciar, medir e melhorar de forma global os processos. Sendo a Gestão dirigida para a eficiência e a eficácia, sendo que, o objetivo é baseado nas necessidades dos clientes para que assim ocorra a tomada de decisão. São estabelecidos metas, indicadores de desempenho e os controles são realizados através de equipes interfuncionais. Tendo como foco as necessidades dos clientes e que os mesmos sejam satisfeito e também visa os resultados.
Citam-se algumas das vantagens da gestão por processo: O foco é no trabalho, pois é o que realmente interessa, trata-se de uma ferramenta para implementação da estratégica organizacional, é simples, ágil às atividades e possui flexibilidade organizacional, possui indicadores de desempenho que facilita a gestão, é Instrumentalizada a aplicação de abordagens inovadoras e facilitando a gestão do conhecimento organizacional e a gestão de competências.
A gestão de processos permite identificar o conjunto de atividades capaz de gerar maior valor ao usuário/cliente que recebe um produto ou serviço. Através da ótica dos processos é possível identificar eventuais alternativas extraorganizacionais (mediante terceirizações e parcerias), as quais podem