bioquimica
Objetivo:
Verificar a importância da capacidade tamponante em relação ao estado de equilíbrio acido básico em sistemas biológicos, verificando n tiras indicadoras de PH as mudanças de cores .
Material usado:
Béquer;
Tubos de ensaio;
Estante para tubos de ensaio;
Canetas marcadoras;
Pipetas;
Tiras indicadoras de PH;
Agua destilada.
Reagentes:
Solução tampão acetato , PH 7,0
Solução tampão bicarbonato , PH 7,0
Solução de ácido clorídrico (HCL) A IN.
Procedimento:
Rotulamos os três tudos de ensaio , acetato, bicarbonato e agua e adicionamos 3ml de cada solução nos tubos , cada um com seu componente, verificamos com o gt o PH de cada solução dos três tubos . adicionamos 1 gota de HCL a cada um dos tubos , agitamos e mergulhamos as fitas indicadoras na solução, verificando assim o PH através de cada uma .
Em seguida adicionamos mais 1 gota de HCL e verificamos o PH novamente , onde nesta vez com outra cor indicando a mudança do PH com a mesma solução porem com mais quantidade de HCL , adicionamos então 3 gotas em cada tudo , e verificamos novamente o PH. Em seguida adicionamos 5 gotas em cada tubo e assim visualizamos outras cores indicando p PH da solução em questão. No total foram adicionados 10 gotas de HCL , em todo o procedimento podemos observar varias alterações de cores com resultados diferentes.
Os resultados podem ser apresentados na tabela a seguir:
Gotas de HCL Agua
Tampão acetato
Tampão bicarbonato
0
Ph5 Ph7 Ph7
1
Ph2 Ph6 Ph8
2
Ph2 Ph6 Ph8
3
Ph1 Ph5 Ph8
5
Ph1 Ph5 Ph6
Veja esses resultados na forma de gráfico.
Conclusão:
Aprendemos assim a capacidade tamponante do acetato , bicarbonato comparados ao da água, e que a água é um componente mais abundante no sistema biológico e que seus íons tem papel muito importante nesse sistema.