Evolução histórica da Contabilidade
PÓLO FORTALEZA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
ESTUDO DA EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE, DESDE O SEU SURGIMENTO NO BRASIL ATÉ AS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES, COM RELAÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS, ENFATIZANDO OS IMPACTOS DA ALTERAÇÃO DAS LEIS 6.404/76, 11.638/07 E 11.941/09.
ANA CARLA DA COSTA CARVALHO – RA: 402.977
DULCIEDNA DA SILVA LUCAS – RA: 402.981
MARIA HELENA DE FREITAS – RA: 402.978
ANTONIO CÉSAR LUCAS DO NASCIMENTO – RA: 402.980
TUTORA
PROFA. MA. JULIANA LEITE KIRCHNER
FORTALEZA
NOVEMBRO 2012
INTRODUÇÃO
A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.
Com a característica de uma ciência social aplicada, a contabilidade deve evoluir de acordo com as necessidades de informações demandadas pelos seus usuários. Para cumprir esta missão, ela deve buscar continuadamente ser um sistema de informações que atenda as mais variadas necessidades e interesses de seus usuários. Para isso, a contabilidade, em sua forma mais atual, subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerencial, de custos, social e ambiental. Também atua fortemente na área de controladoria para suprir uma necessidade específica de controle e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios como por grandes corporações mundiais.
OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O principal objetivo da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira que constitui o núcleo central da contabilidade.
Ela manifesta-se na correta representação do patrimônio e na apreensão e análises das causas de suas