Projetos de Educação e seu cunho social.
FACULDADE PAULISTA
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
POLO CAIEIRAS
MEIO SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA -
UMA ANÁLISE DA AMPLITUDE SOCIAL DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
DEURIVAN LEITE SANTOS
SÃO PAULO – SP
AGOSTO DE 2014.
MEIO SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA -
UMA ANÁLISE DA AMPLITUDE SOCIAL DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
O trabalho com projetos nas escolas brasileiras tem se constituído de grande importância no atual quadro pedagógico. Tais processos engrandecem o fazer educativo, incentivando o aluno a buscar o conhecimento. A atividade prática e a colaboração entre todos são fundamentais na metodologia em questão.
Um dos principais fundamentos do trabalho com projetos é a procura constante de uma prática interdisciplinar. A educação atual, organizada e compartimentada em disciplinas muito divididas entre si, necessita de um trabalho de junção, da busca de intersecções, da procura do que há em comum, da complementaridade.
Para o aluno, o conhecimento só faz sentido se estiver relacionado com o dia a dia, e para explicar a realidade, apenas uma área ou disciplina é insuficiente. Vivemos em uma realidade muito complexa, e a tentativa de compreendê-la passa pela contribuição de várias áreas do conhecimento humano.
Na escola pública brasileira, em que os problemas sociais estão quase sempre sendo refletidos da realidade da comunidade para dentro da escola, os projetos pedagógicos de cunho social podem ser uma importante metodologia para fortalecer a práxis educativa.
Os projetos sociais podem ser desenvolvidos com alunos de modalidades de ensino diferentes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Professores de várias disciplinas, aparentemente “as mais distantes”, podem se unir para trabalhar com os alunos temas da realidade social, da comunidade em que está presente a escola.
Tais projetos só terão um cunho social mais forte se forem trabalhados não somente com os alunos,