Educação, desafio de atuação para o assistente social
LABORATÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS
SERVIÇO SOCIAL
8º SEMESTRE
ITAPIPOCA-CE
2012
INTRODUÇÃO As relações sociais são dinâmicas, mutáveis e inacabadas, refletir essas relações e como se estabeleciam em décadas passadas é nos deixar levar ao aprofundamento de conceitos e indagações acerca dessa dinamicidade. Ao final de toda retórica da história temos a impressão de termos chegado ao ápice dos acontecimentos pelas tantas facetas da questão social expressada no cotidiano, como violência, miséria, desemprego, analfabetismo, drogas etc.
As décadas passadas foram cruciais para a conquista de direitos nos mais diversos aspectos da vida humana, como garantia para enfrentamento das mazelas que se tem conhecimento, e necessidade de enfrentá-las fazendo valer o que foi conquistado a partir de lutas travadas. É certo que todas as áreas são permeadas de conflitos advindos dessa disparidade, é nesse contexto de realidade complexa que o assistente social se insere, tratando-se de uma profissão relevante e necessária na atualidade, por possuir uma preparação teórica, metodológica para lhe dar com questões de cunho social, possuindo uma visão crítica minuciosa das relações que se estabelecem na sociedade, sempre procurando enxergar o ser humano como um todo, é que se faz necessária por ser uma categoria que tem ousado sonhar, assim como nada estar acabado e apostando na dinamicidade , atuando nas causas que atinge a sociedade, por meio do conhecimento de como se dão as relações.
DESAFIOS DE ATUAÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO
A escola é um espaço que se congregam e convergem diversas questões de cunho social, econômico, estrutural e cultural. O assistente social por possuir preparação ética e tecnicamente para lidar com essas questões que se constitui objeto de trabalho desse profissional, possui propósito dentro do espaço educacional ir além do