Projeto
Densidade de 0,91 a 0,93 gr/cm3 De todos os polímeros, ainda é um dos mais utilizados, tanto na composição de laminados , quanto como substrato único, no Brasil foi o maior responsável pelo fim das embalagens de leite em vidros no final da década de 60. A resina de polietileno pode produzir filmes transparentes ou coloridos mediante a adição de resina pigmentada durante seu processo de extrusão.(Máster Batch). O PE como é conhecido, é utilizado para produção de uma gama enorme de embalagens; do leite pasteurizado aos cereais, farináceos etc.., e no empacotamento de produtos e palets na forma de polietileno termo “encolhível”.O PE possui uma ótima selagem, boa resistência ao rasgo e baixa resistência a tração.Quando utilizado em laminados é o elemento que recebe a solda e fica em contato direto com o produto. Na ultima década houve o desenvolvimento do polietileno linear de baixa densidade(PELBD) que possui maior resistência a tração e melhor brilho, possibilitando a obtenção de um filme mais fino com maior rendimento. O PE é totalmente reciclável, mesmo após receber impressão as aparas podem se transformar em sacos de lixo ,bacias, baldes, etc . • Polietileno de alta densidade (PEAD)
Densidade de 0,94 a 0,97 gr/cm3 É o polietileno com maior resistência a tração, por este motivo é muito utilizado na fabricação de sacolas de supermercados, sendo que ultimamente vem recebendo uma porcentagem de polietileno linear, que ajuda na obtenção de sacolas mais finas e com melhor resistência a tração. Densidade de 0,93 a 0,94 gr/cm3 É muito utilizado nos chamados higiênicos, papéis, lenços e guardanapos, possui maior resistência a tração do que o PEBD, porém a resistência ao rasgo é menor, é conhecido como PEMD, polietileno de média densidade. Polipropileno ( PP )
•
Densidade de 0.88 a 0.89 gr/cm3 O filme de polipropileno de modo gera, possui um bom brilho, boa resistência a gases e a vapor de água. Com a