O movimento
O que é o movimento? “À nossa volta muita coisa se movimenta: os pássaros voam no céu; no outono, o vento arrasta as folhas das árvores; a água dos rios corre para o mar; a terra gira...Também nós nos movemos no espaço, andamos, corremos, saltamos de um lado para o outro…”
O movimento é a alteração constante no espaço dos objetos em relação à sua posição inicial. O movimento acontece, porque é exercida uma ou mais forças no objeto. O movimento e as respetivas forças, possibilitam um objeto de fazer funcionar um mecanismo, segundo uma trajetória, que pode ser retilínea, curvilínea, circular ou helicoidal.
A trajetória é o caminho percorrido por um corpo de um ponto a outro. Esta está relacionada com vários aspetos: atrito ,movimento, e tempo (duração de um corpo a percorrer um determinado caminho).
:
Curvilínea:
Circular:
Helicoidal:
É o movimento em que um corpo se move em linha reta. Neste ex: a cremalheira. É o movimento em que um corpo se move em movimento vai e vem, em trajetória linear. Neste ex. o êmbolo.
É o movimento em que um corpo se move em torno de um ponto, descrevendo uma linha circular. Neste ex. a ventoinha.
É o movimento em que um corpo se move em movimento de vai e vem, alternadamente, mas descrevendo uma linha curva. Neste ex. o sino.
Tambores e correias
Ex: usando dois tambores
Rodas dentadas
Ex: usando rodas dentadas
As engrenagens não só apresentam tamanhos variados, mas também se diferenciam em formato e tipo de transmissão de movimento. Dessa forma, podemos classificar as engrenagens empregadas normalmente dentro dos seguintes tipos:
Cónicas É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de intersecção é geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cónicas tem formato também cónico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica é usada para mudar a rotação e