Movimentos
Em física, o movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medidopor um dado observador num referencial determinado.
Tipos de Movimentos
Movimento retilíneo: É aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas.
Movimento retilíneo uniforme: No movimento retilíneo uniforme, o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e, portanto a aceleração é nula.
Movimento retilíneo uniformemente variado: O movimento retilíneo uniformemente variado é o movimento em que o corpo sofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento pode ser chamado de movimento retilíneo uniformemente retardado.
Movimento circular e uniforme: A velocidade vetorial tem o seu módulo constante, porque o movimento é uniforme. Portanto, a aceleração tangencial será nula e a aceleração centrípeta será dada por:
Movimento uniforme: Ocorre quando um corpo percorre distâncias iguais em tempos iguais.
Movimento acelerado: É aquele no qual a velocidade aumenta.
Movimento retardado: É aquele no qual a velocidade diminui.
Movimento uniformemente variado: É o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.
Movimento circular uniforme: É o movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência. A velocidade escalar permanece constante durante todo o trajeto e a velocidade vetorial apresenta módulo constante, no entanto sua