Movimento
MOVIMENTO FEMINISTA
Paradigmas e desafios
Este trabalho dialoga com a bibliografia sobre o movimento de mulheres, buscando construir uma trajetória desse movimento, e aponta para alguns desafios, que a nosso juízo estão colocados para o movimento de mulheres, em particular para o feminismo, a partir do processo de democratização por que tem passado o país.
As motivações desta reflexão refletem o clima de avaliação gerado pela preparação da IV Conferência Mundial da Mulher e a existência das eleições gerais no país. Esses fatores nos levam a dizer que são tempos de realizar um balanço.
A bibliografia sobre os movimentos de mulheres foi o ponto de partida, mas muitas vezes a memória foi a fonte da reflexão, fazendo este texto refletir uma experiência pessoal e construindo uma visão particular das trajetórias e das questões que desafiam essa dinâmica. A primeira parte baseia-se no texto O Movimento de Mulheres na Transição Democrática
Brasileira'.
Apesar de a ação das mulheres se inscrever em uma prática mais geral democratizadora e mordernizadora da cultura e dos costumes na sociedade brasileira, a reflexão aqui fica no âmbito dos movimentos de mulheres e do movimento feminista. A escolha de iniciar a análise desse lugar tem a desvantagem de não analisar as influências mais amplas do movimento feminista na sociedade, mas a vantagem das possibilidades de pensar um segmento organizado das mulheres na sociedade.
I DELGADO, M. B. G e SOARES, V., O Movimento de Mulheres na Transição Democrática. Texto apresentado para Projeto - Estudos Comparativos sobre Movimentos Sociais no Chile, México e Brasil.
Universidade de Hannover. Alemanha, 1993,
ESTUDOS FEMINISTAS
1 1
N. E./94
As mulheres nos movimentos - uma trajetória
A presença das mulheres na cena social brasileira nas últimas décadas é um fato inquestionável: "o movimento operário que se organizou nos anos 70 é seguramente o ator mais importante neste cenário. Os movimentos de mulheres constituem a