Projeto
A arte efêmera e Vik Muniz
2. PROBLEMA:
As obras de arte para alguns autores geralmente são desenvolvidas com a intenção de ter uma durabilidade maior e muitas vezes permanente com o passar do tempo. A presente pesquisa traz como preocupação central a compreensão das relações entre a fotografia e a arte efêmera. As obras que serão analisadas são as Vik Muniz, pois tem-se por interesse estudar, compreender quais as contribuições de Vik Muniz em relação a arte efêmera, e por que o efêmero é considerado arte na obra do autor? 3. JUSTIFICATIVA:
O interesse em pesquisar Vik Muniz surge antes mesmo de ter um conceito maior sobre arte quando em 2010 suas obras apareceram na abertura da novela Passione, exibida pela rede globo, deste modo desperta-se o interesse pelo seu trabalho.
Também sabendo que a necessidade de um desenvolvimento de práticas educativas de arte contemporânea é entendida ainda como um obstáculo a superar, e ainda a abordagem dessa temática é pouco frequente nas salas de aula. Sendo assim, dar-se-à ênfase em trabalhar com a arte efêmera em seu contexto histórico, comparando a mesma em relação aos outros períodos onde a intenção das obras era permanecer com o passar do tempo, mostrando assim que os artistas efêmeros em seus trabalhos fazem o uso de técnicas diversas e empregam o uso de materiais inusitados. O foco do trabalho se dará no importante artista plástico Vik Muniz onde também discute a questão da durabilidade em suas obras.
No entanto, será abordado a necessidade do uso da fotografia na arte efêmera onde muitas vezes o produto final é a fotografia da obra, devido à perecibilidade dos materiais empregados.
4. OBJETIVO GERAL:
Focar a perspectiva de Vik Muniz em suas obras, pois o artista trabalha com materiais inusitados, discutindo a produção de imagem a partir do artista. .
5. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Abordar a arte efêmera buscando um referencial bibliográfico a partir do artista Vik Muniz Analisar o contexto histórico da