Projeto
JOVEM CICLISTA
CATURAMA-BAHIA
SUMÁRIO
1-História
2-Justificativa
3-Objetivos:
3.1-Objetivo Geral
3.2-Objetivo Específico
4-Desenvolvimento
5-Cronograma
6-Público Alvo
7-Anexos
1-História
Não há uma pessoa em específico, segundo os historiadores, que trouxe a bicicleta para o Brasil. O que se sabe e aí então se prevê, é que a bicicleta veio para o país com a chegada dos imigrantes europeus no final do século XIX para o início do século XX.
No ano de 1895, as bicicletas já podiam ser vistas nos estados do Sul e em São Paulo. Neste ano, já eram enormes os números de pessoas que já possuíam elas. Na capital paulista foi onde surgiu o primeiro velódromo brasileiro. O Velódromo Paulista, como era chamado, sediou a primeira prova oficial de ciclismo no Brasil, da qual participaram um pouco menos de 40 atletas.
Apesar de já possuir bicicletas no ano de 1896, o Brasil não esteve presente nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas, na Grécia. Porém, neste período, já funcionavam nas cidades de Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) ativas sociedades de ciclistas. Estas entidades dirigiam competições que reuniam a cada ano um número cada vez mais expressivo de competidores.
Apesar dos anos de conquistas, nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, o ciclismo brasileiro ficaria ausente das Olimpíadas por vários anos. Retornou às competições somente em 1972, nos Jogos de Munique, na Alemanha. Quatro anos mais tarde, nos Jogos de Montreal, no Canadá, o país ficaria de fora novamente por não conseguir classificação para as competições. Retornaria às Olimpíadas, em 1980, nos Jogos de Moscou, na Rússia, da qual, desde então, participou de todas as edições seguintes dos Jogos Olímpicos.
2- Justificativa:
A prática de atividades físicas e esportes é fundamental para uma vida saudável. Muitas das crianças e jovens que vivem em lugares onde não proporcionam algum tipo de lazer estão expostas a riscos sociais e a