Projeto
A Pedagogia Histórico-Crítica procura compreender o processo educacional a partir do desenvolvimento histórico crítico, na visão do materialismo histórico. Esta pedagogia busca uma transformação da sociedade por meio de uma proposta pedagógica que vise resgatar a importância da escola e do trabalho educativo.
A educação é entendida como processo de trabalho, o qual diferencia o homem dos animais, sendo assim o trabalho educativo é o ato de produção histórica pelos homens, ou seja, uma produção do saber sistematizado intencional.
Assim a pedagogia histórico-crítica, busca entender como as mudanças na forma de produção alteram as formas de educação historicamente, buscando, um sistema educacional que utilize na pedagogia histórico-crítica. Os meios necessários para que haja um saber elaborado levando em consideração os meios históricos para que o ensino seja significativo.
Preciosa é a contribuição do livro “Uma didática para a Pedagogia Histórico- Critica” de João Luís Gasparin, cujo é uma proposta dialética de trabalho educador/educando que parte da prática, vai à teoria e retorna à prática (método dialético prática-teoria-prática). A obra é destinada a todos os educadores que realmente desejam oferecer aos educando uma possibilidade de aprender criticamente o conhecimento científico.
O autor coloca o professor a trabalhar com o aluno, e não pelo aluno. Gasparin divide a nova didática em alguns passos, e cada um deles tem como objetivo envolver o educando na aprendizagem significativa dos conteúdos. Para aprendizagem ser significativa deve iniciar-se quando os alunos dizem o que sabem sobre o tema da aula e o que gostariam de saber a mais sobre esse conteúdo. Por outro lado Gasparin diz que o processo ensino-aprendizagem na perspectiva histórica critica, onde os professores afirmaram planejar as unidades de ensino seguindo o que diz a pedagogia histórico-crítica, argumentando planejamento dos conhecimentos básicos do educando para