Projeto
As lajes nervuradas são construídas através de um conjunto de vigas que se cruzam. Essas lajes terão comportamento entre o de grelhas e o de lajes maciças.
Segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são “lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado matérias inerte.”
As lajes nervuradas surgiram com base no aumento de obras, nas evoluções arquitetônicas, como estruturas economicamente melhores.
Podemos analisar que existem vários tipos de lajes nervuradas, mais os maiores grupos são das lajes nervuradas pré-moldadas e das lajes nervuradas moldadas e “in loco”.
A utilização de lajes nervuradas com blocos, fôrmas perdidas, faz com que haja uma redução da quantidade de formas utilizadas e o peso da laje, fazendo com que a obra também seja reduzida no tempo. Essas são as lajes nervuradas moldadas “in loco”.
Já as lajes pré- moldadas parte delas será executada fora do local definitivo da construção. “Segundo a NB-4/ 78 (1978) entende-se por laje mista com sendo aquela em que os materiais de enchimento, no caso blocos cerâmicos ou de concreto, colaboram na resistência da laje. Sabe-se que a resistência dos blocos é muito pequena se compara com o concreto, sendo assim, desprezível. Logo não temos lajes mistas e sim lajes nervuradas em que os blocos servem apenas como fôrma para lajes.”
As lajes nervuradas devem ser apoiadas mais em vigas bem mais rígidas que as nervuras, tendo vãos maiores do que das lajes maciças.
A norma Brasileira NB-1/78, apresenta as seguintes considerações quanto ao vão teórico: “O vão teórico é a distância entre os centros dos apoios, não sendo necessário adotar valores maiores que: em laje isolada, o vão acrescido da espessura da laje no meio do vão; em laje contínua ou vão extremo, o vão acrescido da semi-largura do apoio interno e da semi-espessura da laje no meio do vão.”.
Essa mesma norma estabelece também que: “Nas lajes