a ultima hora
O filme é legitimado e endossado por depoimentos de cientistas, políticos, empresários e personalidades ligadas ao terceiro setor. Discute-se e alerta-se para a forma como, hoje, a busca pelo crescimento econômico e contínuo, objeto de desejo do capitalismo, implica na destruição dos recursos renováveis e não-renováveis e, do não aproveitamento da totalidade dos recursos explorados. O petróleo, combustível fóssil que permitiu a sociedade avançar em seus métodos de vida com a criação de aparatos tecnológicos, comunicação e transportes está se esgotando e através do mau uso do homem dos produtos gerados tem provocado grandes desperdícios de recursos e cria lixos com problemas na degradação no meio ambiente.
O uso em larga escala de carros e combustíveis nas grandes cidades poluem a cada dia mais o ar, gera problemas de saúde e contribui com a destruição da camada de ozônio e no aquecimento global, implicando em inúmeros fatores de proporções catastróficas: derretimento das geleiras, aquecimento da temperatura da água do mar, aquecimento global, chuvas fora do ciclo, extinção de diversas espécies da fauna e flora e etc.
Assim, o documentário cumpre bem o seu objetivo de questionar e alertar para o modo em que pensamos o mundo, o fato de sermos uma espécie que recriou o seu habitat, vivendo, infelizmente, em desarmonia com os demais. Todo o desperdício dos recursos naturais coloca em risco a nossa espécie e as gerações