euftrdseshgsteas

743 palavras 3 páginas
Nairobi, 14 Fev 08 (AIM) – Os Ministros do Comércio da região da África Oriental propõem a criação de um bloco económico regional mais alargado como forma de eliminar as fricções existentes entre os países membros sobre os acordos rubricados com outros parceiros de outros continentes.

A proposta foi apresentada na semana passada em Arusha, Tanzânia, durante uma reunião dos Ministros do Comércio da região, que lançaram um apelo para a formação de uma Zona de Comércio Livre mais alargada, agrupando todos os países do Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA) e a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Segundo alguns dos participantes no referido encontro, o Conselho de Ministros concluíu que a criação de uma Zona de Comércio Livre alargada oferece uma melhor solução para as diferenças que emergiram nos últimos anos entre os países membros da Comunidade da Africa Oriental (EAC).

Estas diferenças agudizaram-se recentemente, havendo indícios de que o Uganda tenciona abandonar a COMESA preferindo pertencer apenas a um bloco económico, ou seja a EAC.

A Tanzânia abandonou a COMESA há cerca de oito anos, estando actualmente filiado na SADC, onde esA proposta para a criação de uma Zona de Comércio Livre alargada foi apresentada para discussão após o fracasso dos tecnocratas dos países membros da EAC em alcançar um acordo sobre questores chaves, tais como a assinatura, nos finais do corrente ano, dos Acordos de Parceria Económica (EPAs) com a União Europeia.

Nova "cara" do Portal do Governo
O que acha da nova "cara" do Portal?

Boa Média Má

Votos: 9205 Resultado
Mais sondagens Acções do Documento

Send this page to somebody Print this page
África Oriental propõe fusão entre COMESA e SADC

Nairobi, 14 Fev 08 (AIM) – Os Ministros do Comércio da região da África Oriental propõem a criação de um bloco económico regional mais alargado como forma de eliminar as fricções existentes entre os países membros

Relacionados