Projeto
UNIVERSIDADE PAULISTA
PEDAGOGIA
LUCIMAR LOURENCETTI DO CARMO 1322067
AS CORRENTES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
SETEMBRO/2014
CERES
JUSTIFICATIVA
No final do Século XX, a infância tomou centralidade em debates teóricos,políticos e educacionais a partir dos estudos de Áries (1984) que trouxe novas perspectivas sobre este período da vida e abriu o campo para discussões e pesquisas que apontam novas concepções de infância e criança. Estas novas concepções levaram a estudos e descobertas sobre o modo como as crianças se relacionam com os adultos, com seus pares e produzem cultura e principalmentede como elas aprendem. Desde o nascimento a criança está imersa em um contexto social,que a identifica enquanto ser histórico e que pode por esta ser modificado (Gisela Wajskop).Como educadores temos a devida missão de proporcionar momentos de clareza e responsabilidade,a fim de proporcionar eficiência na qualidade do ensino.
OBJETIVOS
Desenvolvimento da autonomia;
Melhoria na Qualidade de Ensino;
Ética,convivío social;
Resgate Natural;
Trabalhar a diversidade cultural e a Inclusão.
] Metodologia
Encontrar métodos de Ensino para a Educação infantil é algo muito importante,requer muitas avaliações acerca do desenvolvimento infantil,suas necessidades e suas formas de aprendizado.Deste modo se torna muito mais fácil trazer a prática para o nosso dia-a-dia,de fato,é preciso,estudos,pesquisas e investigações,para alcançar objetivos eficazes e eficientes.
Estratégias de Ação Pedagógicas
Segundo o RCNEI (1998), cabe às instituições de Educação Infantil, oferecer às crianças condições para aprendizagens que decorram de brincadeiras e de situações pedagógicas