programa sniff pro 2
Flávia Tais Dos Santos Nº 28
Jonathan Tavares Torquatro Nº 30
Programa Sniff Pro 2.0
Itu
2011
Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio
Flávia Tais Dos Santos Nº 28
Jonathan Tavares Torquatro Nº 30
Programa Sniff Pro 2.0
Relatório apresentando para as disciplinas de Laboratório Integrado de Práticas Textuais II e Psicologia comportamental I do curso de Psicologia da faculdade e ciência da vida do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio sob supervisão da Professora MS. Vivian Bearzotti Pires e Professor Dr. Abelardo Bosco com finalidade de obtenção de media bimestral
Itu
2011
1. Introdução
O Behaviorismo surgiu, no começo deste século, como uma proposta para a Psicologia para toma, como seu objeto de estudo o comportamento, ele próprio, e não como indicador de alguma outra coisa, como indício da existência de um fenômeno que se expressaria pelo ou por meio do comportamento. Surgiu como reação ás posições, então dominantes, de que a Psicologia deveria estudar a mente ou a consciência dos homens.
De qualquer modo o Behaviorismo surgiu em oposição ao Mentalismo e ao Introspeccionismo. Em fins do século passado a ciência de modo geral começou a colocar uma forte ênfase na obtenção de dados ditos objetivos, em medidas, em definições claras, em demonstração e experimentação.Esta influência se fez sentir na Psicologia, no começo deste século, com a proposta behaviorista de J. B. Watson: “Por que não fazemos daquilo que podemos observar, o corpo de estudo da Psicologia?” (é curioso notar que esta proposta é geralmente atribuída ao “Manifesto behaviorista”.
Para Watson, todo o comportamento de interesse é comportamento aprendido e as causas do comportamento devem ser buscadas em seus antecedentes imediatos (exigindo uma contigüidade espaço-temporal entre esses antecedentes e o comportamento).