Psico Comportamental
O Presente trabalho discute sobre um experimento realizado no laboratório de informática da Universidade Paulista – UNIP, campus Brasília, onde utilizou um rato virtual para fazer uma análise do comportamento.
Foram testados comportamentos nos níveis Operantes, CRF (Reforce Continuous) e Extinção.
Sumário
1 - Introdução
A Análise Experimental do Comportamento enquanto ciência do comportamento fundamentada na filosofia behaviorista radical com destaque para o objetivo de previsão e controle do comportamento e o método experimental como forma para atingi-lo. Com Watson, no começo do século XX, o objeto da psicologia científica tornou-se o próprio comportamento e suas interações com o ambiente. Enquanto o método utilizado é o mesmo de qualquer ciência: observação e experimentação.
No ano de 1898, Thorndike obteve alguns resultados nos seus experimentos sobre o comportamento “voluntário”. Suas pesquisas realizadas com gatos – com histórias semelhantes, sendo observada em vários animais fatores como espécie, desempenho nos experimentos - consistiam no estudo do comportamento de fuga de um ambiente fechado e através de ações, tais como, puxar um cordão, mover um trinco, pressionar uma barra, etc. Seu objetivo era estudar a aprendizagem animal. Para isso, utilizou uma caixa quebra- cabeças, na qual gatos privados de alimento eram colocados, de forma que, se conseguissem sair através de uma das ações citadas acima, receberiam um pouco de alimento. Nesses experimentos, Thorndike observou que o animal, à princípio, ao ser colocado na caixa apresentava respostas difusas de debater-se. Isso poderia ocasionar o acionamento do mecanismo de fuga, permitindo a saída do animal. À medida que, o animal fosse submetido repetidas vezes à essa situação, suas respostas mal- sucedidas sofriam grande redução. Thorndike, através disso, criou a “lei do efeito”, que seria a