Trabalho Sniff Analise Do Comportamento
Psicologia / Psicologia Geral e Experimental
Carolina Letícia Brito Coelho
RA.: B511II-6
RELATÓRIO CIENTÍFICO
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: SNIFF PRO
Goiânia - GO
Maio/2014
1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA GERAL E EXPERIMENTAL
Carolina Letícia Brito Coelho
RA.: B511II-6
APRENDIZAGEM E MODELAGEM DO
RATO ALBINO SNIFF PRO
Trabalho realizado com o intuito de analisar e modelar o comportamento do rato albino
Sniff Pro, baseando-se na teoria de Skinner e com o auxílio em laboratório da Prof.ª Elaine
Miranda, que leciona a disciplina de Psicologia Geral e
Experimental, em Psicologia.
GOIÂNIA - GO
MAIO/201
2
RESUMO
Burrhus Frederic Skinner (1904 – 1990) Cursou psicologia em Harvard, onde tomou contato com o behaviorismo. Dedicou-se anos a experiências com ratos e pombos, paralelamente à produção de livros.
O método desenvolvido para observar os animais de laboratório e suas reações aos estímulos levou-o a criar pequenos ambientes fechados que ficaram conhecidos como caixas de Skinner. Nenhum pensador ou cientista do século 20 levou tão longe a crença na possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano como o norte-americano B. F. Skinner.
Para seus experimentos Skinner inventou um aparelho, chamado como Caixa de Skinner. Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner passou a estudar o comportamento operante, desenvolvendo intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem.
Devido à sua preocupação com controles científicos estritos, Skinner realizou a maioria de suas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato
Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de
Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tipicamente, um rato é colocado dentro de uma caixa fechada que contém apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Quando o rato aperta a alavanca sob as condições estabelecidas pelo experimentador, uma bolinha de alimento