An Lise Experimental Do Comportamento
Faculdade: Estácio-FIR
Campus: Recife
Turno: Matutino
Período: 3ª
Professora: Ana Luíza
Alunos: Andrea Tarcianna Bezerra Amorim, Amon Sandes da Silva
Recife, 09 de Abril de 2015.
Experimentos de aquisição e extinção em Sniff Pro.
Este trabalho envolve uma apresentação dos processos de aquisição e extinção respondente, aplicados no rato Sniff, com análise dos gráficos e interpretação dos dados fornecidos pelos procedimentos.
Primeiro experimento – Aquisição
(Gráfico CS Response Strengh: estado psicológico)
(Gráfico Movement Ratio: estado de agitação)
O processo de aquisição refere-se a um aprendizado em relação à influência de um estímulo do meio. Neste caso, acontece um emparelhamento de um estímulo anteriormente neutro que se torna condicionado, a um estímulo incondicionado, para se eliciar uma resposta condicionada.
No experimento da aquisição, são utilizados três estímulos condicionados: light (luz), tone (tom), bell (campainha) e o estímulo incondicionado que é o choque. O propósito é ensinar o rato a ter medo do tom.
São 10 emparelhamentos a cada 5 minutos, e a resposta de medo de Sniff é medida pelo comportamento de “congelar.” Nesse caso, o tom que é um estímulo neutro, o qual até então não gera resposta de medo, emparelha-se com o choque, que seria o estímulo incondicionado, tornando-se assim, um estímulo condicionado.
A cada 5 minutos, Sniff escuta o tom durante 29 segundos, e no trigésimo ele leva o choque.
Vale lembrar que o emparelhamento do tom com o choque ocorre em decréscimo.
No décimo emparelhamento, o “Frozen”, que representa o estado de congelamento, foi 0, enquanto que o “Active”, que representa o estado de atividade, foi de 308. Nesse sentido, o rato demonstrou um comportamento normal e quando