An lise Experimental do Comportamento em Psicologia Intera es que promovem o bem estar GABRIEL RECHE ARANTES

2477 palavras 10 páginas
Análise Experimental do Comportamento em Psicologia:
Interações que promovem o bem-estar

Gabriel Reche Arantes
Resumo
A Análise Experimental do Comportamento é uma ferramenta teórica utilizada pelos analistas do comportamento, principalmente psicólogos, usufruindo de conceitos específicos com o intuito de prever certos acontecimentos e ajusta-los aos padrões de bem-estar do sujeito.

Introdução
O Behaviorismo Radical é uma vertente da psicologia que antecede a abordagem: Análise Experimental do Comportamento. “Segundo a visão da filosofia Behaviorista Radical, todo comportamento, seja humano, ou não, é controlado pelas consequências e pelos estímulos antecedentes.” (SOUZA, 2006; REIS, 2006). Essa primeira vertente é relativamente simples se comparada à segunda, porém para que fossem consideradas empíricas as vertentes foram testadas primeiramente em animais ? foram testadas primeiramente em animais. Segundo Keller & Schoenfeld (1950 apud TODOROV, 2007): “A Psicologia se ocupa fundamentalmente do homem, ainda que para entendê-lo, muitas vezes, tenha que recorrer ao estudo do comportamento de outras espécies animais.”.

A Análise Experimental do Comportamento é uma abordagem no âmbito da psicologia que estuda os fenômenos do comportamento humano e sua relação com o ambiente. Essa abordagem explica a relação do meio interno para com o meio externo. “Os homens agem sobre o mundo, modificam-no e, por sua vez, são modificados pelas conseqüências de sua ação.” (TODOROV, 2007).
O meio externo (ambiente) emite estímulos que são interpretados pelo humano e consequentemente ele emiti emite respostas, evidenciando uma alteração de seu meio interno (comportamento). “Pela análise de interações organismo-ambiente, os psicólogos chegaram aos conceitos de estímulo e resposta.” (TODOROV, 2007). Contudo, a Análise do Comportamento compreende um terceiro fator determinante se comparada ao Behaviorismo que trata apenas de estímulos e respostas. Esse terceiro fator é o contexto, “O

Relacionados