Rato Virtual experimento 1
Curso de Psicologia – 1º semestre
Trabalho de Psicologia Experimental
Rato Virtual
Daniela Marques Euclides
Sueli Conceição Alves Dias
Orientador: Prof.ª Adriana P. Guedes
Mooca – São Paulo
2013
RATO VIRTUAL
RESUMO: Trabalho de observação direta do comportamento do rato virtual e a frequência de suas interações com o meio.
Palavras-chave: Observação
INTRODUÇÃO
O objetivo do experimento era apenas observar o comportamento do rato virtual e suas interações com o meio.
MÉTODO
Inicialmente foram ligados os micros e encontrado o programa Pro Sniff.
Realizou-se uma leitura dos objetivos do experimento e do material a ser utilizado como o contador / Cronômetro a fim de observar o comportamento do rato vitual.
Material:
Neste experimento foram utilizados:
1 – Programa Software Sniffy, o Rato Virtual 2.0 PRO em um microcomputador compatível para o desenvolvimento da experiência.
2 – No programa utiliza-se a Caixa de Skinener, composta por um espaço quadrado em que o rato desenvolve determinados comportamentos e que contém na parede do fundo da caixa um bebedouro, um comedouro, uma barra para fornecimento de comida, uma luz, uma caixa para emissão de som, as paredes laterais são feitas de metal, a parede da frente de vidro transparente e o chão, é feito de barras próximas de metal.
Técnica: Observação direta.
Procedimento: De início, a dupla percebeu que o ratinho repetia inúmeros movimentos na caixa, tais movimentos comuns a um rato, mesmo que virtual.
Esses movimentos foram observados por quinze minutos, onde foram percebidos os seguintes movimentos: Andar, farejar, parar, levantar entre outros.
Esses movimentos repetiram por várias vezes, e a segunda parte do trabalho, inicia-se em contar e numerar quantas vezes os movimentos se repetiram, durante o tempo cronometrado de quinze minutos,