Como conhecer seu Lider
Este estudo foi realizado na empresa XYZ, de Belo Horizonte, do segmento de Call Center e teve como objetivo analisar a liderança entre os seus gestores. Foi realizado o levantamento de recomendações teórico / acadêmicas sobre a liderança e as influências das bases de poder. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Para a coleta de dados dos liderados foi aplicado um questionário estruturado sobre os estilos de liderança e outro sobre as bases de poder; já para os gestores, utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Dentro dos resultados obtidos foram encontrados com frequência todos os estilos gerenciais abordados, com predominância do fator tarefa. Em relação às bases de poder, os resultados foram satisfatórios, com maior utilização da base de perícia em detrimento da coerção. Recomenda-se o desenvolvimento de melhorias em relação às recompensas existentes, uma vez que os gestores veem grande importância neste fator e o resultado obtido não indicou frequência na sua utilização.
Palavras-chave: Comportamento Organizacional. Liderança. Bases de Poder.
2. INTRODUÇÃO
2.1 O assunto e sua importância
Na Teoria Clássica, segundo Maximiano (2006) o enfoque das organizações era predominantemente técnico, preocupando-se quase que restritamente com os métodos de trabalho, produção em escala, produtividade e desempenho. As relações humanas de trabalho não eram foco de atenção naquele momento. Porém, no movimento da administração científica, surgiram pessoas que estudaram as relações humanas e os seus impactos nas organizações. Dentre eles destacam-se Mary Parker Follet, Gilbreth, Henry Gantt e Hugo Munsterberg. Estes estudos prepararam o espaço para o enfoque comportamental humanista na teoria geral da administração.
Com o surgimento do enfoque no Comportamento Organizacional, que estudava o impacto dos indivíduos, grupo e estrutura sobre a eficácia da organização, o fator humano no desempenho do papel dos gerentes começou a ser