negociação
A negociação é um processo que ocorre no cotidiano de todos, sem comunicação não há negociação, é um processo de comunicação com o intuito de alcançar uma decisão comum.
É um processo que busca um acordo mútuo satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha sucesso.
Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotarem padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais”
A negociação em seu nível mais fundamental pode ser definida como o processo em que duas ou mais partes compartilham idéias, informações e opções para atingir um acordo aceitável.
Negociação é um processo de tomada de decisão entre as partes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato).
Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (L. A . Junqueira- IMVC). Trata-se do processo através do qual as partes que se encontram em disputa tentam alcançar uma decisão conjunta nos assuntos em questão.
O que é negociação?
É o processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra e venda, ou não. Conceitos Importantes em uma Negociação
Para Steele, Murphy e Russill (1991), os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico:
-Acordo -Vários pontos das propostas precisam obter o aceite das partes, o que se chama de acordo.
-Barganha - É o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas.
-Coerção - Muito usada por quem