Recondicionamento
1.Obejtivo
Nesse procedimento o objetivo é testar a qualidade do reforço positivo determinando a resposta de pressionar a barra.
Com base ao experimento anterior – Extinção, observamos que a não consequência reforçadora de liberação da pelota de comida, foi a variável responsável pela baixa frequência de resposta positiva á pressão a barra.
Na fase do recondicionamento, voltaremos a utilizar o método de reforço positivo, ou seja, a pelota de comida será liberada novamente, permitindo que o rato virtual aumente a frequência de respostas de pressão a barra.
2. Metodologia
2.1 Sujeito
O sujeito utilizado para a realização do experimento foi um rato branco sem distinção de sexo, controlado por um programa eletrônico virtual denominado Sniffy Pro, versão 2.2. Esse novo método virtual pode oferecer as mesmas funções para realizar um experimento.
2.2 Ambientes, Materiais e Instrumentos
Como o experimento foi realizado por um programa virtual, o ambiente foi um laboratório de informática. O objetivo Sniffy Pro é possibilitar ao usuário uma ação idêntica a própria caixa manual de Skinner. Sendo o modo virtual de uma caixa, é formada de uma estrutura quadrangular e equipada com: barra de deliberação de comida – um fator que diferencia do experimento original, uma ilustração de um bebedouro, uma parede compassiva com dispositivos sonoros e visuais que são controlados pelo usuário, disponibilizando tais configurações para a utilização.
2.3 Procedimento
O sexto experimento denominado Recondicionamento teve duração de quinze minutos, onde anotamos minuto a minuto na folha de registros os comportamentos de farejar, andar, coçar, levantar, parar, virar e pressionar a barra do rato virtual.
Nesta etapa o rato voltou a receber a pelota de comida – reforço positivo ao pressionar a barra, dessa forma ouve o aumento de frequência de respostas de pressão a barra. Durante o experimento observamos apenas o seu comportamento para obtermos