Condicionamento operante
PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL
RELATÓRIO CONDICIONAMENTO
SÃO PAULO
MARÇO DE 2013
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA GERAL EXPERIMENTAL
RELATÓRIO CONDICIONAMENTO
SÃO PAULO
MARÇO DE 2013
RESUMO
Neste trabalho entendemos a aprendizagem humana e como são os processos de adaptação no meio ambiente, através de um experimento feito com um rato (sniff), sendo semelhante ao condicionamento humano, que podemos chamar de condicionamento operante, utilizamos em novas situações e situações que precisamos aprender e desenvolver, através também de nossos extintos e reflexos.
Métodos utilizados:
- Sujeito
Foi utilizado um rato virtual do programa de computador Sniff – Pro, no Windows
- Ambientes, materiais e Instrumentos: Experimento foi realizado em uma sala de informática com aproximadamente 28 maquinas de computadores, utilizamos o programa de computador Sniff – Pro, na sala havia uma lousa para explicações e dúvidas, mesas para apoio das máquinas e registros, e cadeiras para os alunos se sentarem.
Os Alunos utilizaram papel, caneta, cronômetro e Ficha de registros para cada experimento
- Procedimentos: Após a orientação do instrutor, de acordo com a matéria dada em sala de aula, seguimos com o experimento e seus registros .
Tivemos um resultado satisfatório, pois saiu de acordo com o esperado, conseguimos associar a teoria aprendida em sala de aula, com a prática em condicionar o Sniff, foi esclarecedor ao identificar o nível operante e o reforçamento contínuo. Do mesmo modo que humanos e não-humanos compartilham algumas características do seu funcionamento interno, sua fisiologia, também compartilham algumas características comportamentais, como, por exemplo, ser o comportamento de todos os organismos animais sensível a suas consequências
INDICE