projeto
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
LORRAYNE MACHADO 3ª FASE BA
TRABALHO DE TOPOGRAFIA- LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO
JOINVILLE
2014
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO
Para um levantamento topográfico, são determinados ponto de apoio (planos planimétricos) e a partir destes, podem ser levantados os demais pontos que permitem representar a área levantada. A primeira fase é chamada de estabelecimento do apoio topográfico e a segunda de levantamento de detalhes.
Conforme a NBR 13133: “pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.”
O cálculo das coordenadas na planimetria é feito da seguinte forma: o Será necessário a determinação das coordenadas x e y, sendo assim, a projeção X é a representação da distância entre os dois vértices do alinhamento sobre o eixo das abscissas e a projeção Y é a representação da mesma distância no eixo das coordenadas. o Utiliza-se a seguinte fórmula:
ΔX = D . sen Az ΔY = D . cos Az
D= distância horizontal entre os vértices A e B
ΔX= projeção no eixo x
ΔY= projeção no eixo y
Técnicas de levantamento planimétrico: A poligonação é um dos métodos para determinar coordenadas de pontos em Topografia, principalmente para a definição de pontos de apoio planimétricos. Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo. O levantamento de uma poligonal é realizado através do método de caminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos, lados e uma orientação inicial. A partir destes dados e de uma