Vidros
Delimitação: Curitiba e região Metropolitana.
Problema: Por que não é feita a reciclarem do viro?
Objetivos:
Geral: Buscar uma maior reciclagem do vidro, na cidade de Curitiba e região metropolitana.
Específicos:
Identificar as dificuldades encontradas para a reciclarem dos vidros;
Introdução
Visando melhorar a qualidade de vida, realizar a coleta dos vidros e garrafas pode diminuir a poluição, evitar acidentes com os vidros quebrados e promover a preservação, melhorar e recuperar a qualidade do meio ambiente e diminuir a quantidade de lixo destinada a coleta.
O vidro é o único material 100% reciclável.
Reciclagem - O vidro funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, e a temperatura de fusão da fabricação do vidro novo, a partir do minério, se faz entre 1500oC e 1600oC. Desta forma temos economia de energia e água e ainda reduz a extração e beneficiamento, tendo ainda a redução com os gastos energéticos e de materiais.
Controle - Na hora da coleta do vidro deve-se preencher um relatório que é assinado pelo responsável do estabelecimento atestando a quantidade de vidro coletado, isto se o material for coletado de determinada empresa ou centro de coleta.
Preservação do Meio Ambiente- O vidro é o único material 100% reciclável e sendo assim não sofre nenhuma perda no processo de reciclagem podendo ser reciclado inúmeras vezes. Em 2007 o índice de reciclagem de vidro foi de 47%, segundo a ABIVIDRO.
Separação - Os aterros sanitários estão carregados. A reciclagem do vidro auxilia na diminuição do descarte do lixo baixando custos de coleta e elevando a vida útil dos aterros sanitários.
Acidentes - Ao colocar os vidros em recipientes próprios estamos impedindo que o mesmo vá para a coleta urbana evitando imprevistos com os trabalhadores do transporte do mesmo.
DIFICULDADES
Conscientização - É que a possível venda do vidro reverta em renda para algumas pessoa, porem devemos ter a consciência pode