Projeto
O projeto analisa práticas de gerenciamento do absenteísmo na organização da cadeia produtiva da indústria frigorífica JBS. A estratégia do projeto utilizada é analisar as causas e consequências do absenteísmo, a ausência pode ser considerada uma forma de se afastar de pequenas situações indesejáveis. A observação de fatores como condições de trabalho, natureza da supervisão, estilos de liderança, participação na tomada de decisões e relacionamentos profissionais pode ajudar a entender o impacto do absenteísmo nas organizações. Seu efeito é negativo onde a falta dos trabalhadores diminui a produção, refletindo nos indicadores de qualidade de forma negativa e como consequência repercute diretamente na economia. Nos estudos realizados, foi verificado que em dois setores da empresa, onde horas extras fizeram-se de modo maciço, os fun¬cionários acabavam por faltar ao trabalho, alegando cansaço e falta de tempo para destinar à resolução de problemas pessoais.
Outro ponto levantado, entre os funcionários, foi uma cultura que faci¬lita a ocorrência do absenteísmo. A empresa tem como política não demitir sem antes fazer investimento para a permanência do funcionário e a norma de não fazer acordos entre empresa e trabalhador no momento da saída. Esses aspectos são interpretados pelos trabalhadores como facilitadores do absen¬teísmo e acabam por levar os funcionários a pensarem que faltar ao trabalho não implica serem demitidos ou sofrerem penalidades. Portanto, a problemática do absenteísmo pode ultrapassar uma questão de condição médica (saúde ou doença) e, muitas vezes, relaciona-se a um problema que pode ter origem nas próprias relações de trabalho ou na cultura da empresa.
1.1 OBJETIVO DO PROJETO
Mobilizar esforços de toda a equipe de colaboradores dos setores de Abate e Miúdos, em busca da redução das faltas, com foco sobre os atestados médicos além das faltas justificadas, injustificadas e saídas programadas. Desta