Educação inclusiva: conhecendo suas práticas em escolas regulares.
Gabriela Cristina de Souza Pereira.
Resumo
O objetivo deste estudo foi de destacar a política de inclusão educacional, com base no Ministério da Educação, fundamentada no princípio de atenção á diversidade e na educação de qualidade para todos, enfatizando a importância dos sistemas educacionais organizarem projetos pedagógicos voltados para a atenção ás especificidades de cada aluno. A amostra foi composta com professoras de uma escola regular, que, levam em consideração as habilidades e dificuldades de cada criança, para atingirem suas expectativas; desenvolver ou melhorar as aptidões destas crianças, para que tenham uma vida integrada a sociedade.
Foi investigado também o papel dos pais, da direção da escola, para que haja um trabalho conjunto que auxilie em um melhor resultado tanto em sala de aula, como na rotina destas crianças, visto terem uma vida social fora do estabelecimento de ensino.
O foco desta pesquisa foi com alunos da Educação Infantil.
Concluindo o estudo, foram consideradas algumas práticas pedagógicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento de todas as crianças e se as mesmas estão alcançando suas metas.
Palavras-chave: Inclusão. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil.
A Educação Inclusiva é considerada como direito a prevalência de um único sistema educacional para todos, tendo como base a Declaração de Salamanca.
Suas características fundamentais, na opinião de Ballard (1997) são: a não discriminação das deficiências, da cultura e do gênero. Referindo-se a todos os alunos de uma comunidade escolar sem nenhum tipo de exceção.
Para Ballard (1997), todos os alunos têm o mesmo direito a ter acesso a um currículo culturalmente valioso e em tempo completo, como membros de uma classe escolar e de acordo com sua