cleiton individual
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA – 1º SEMESTRE
CLEITON MENDES ALMEIDA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL AO MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ão Francisco-MG
São Francisco-MG
2015
CLEITON MENDES ALMEIDA
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL AO MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Graduação em Pedagogia, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Educação Especial ao modelo de Educação Inclusiva.
Profº Wilson Sanches Prof° Vilze Vidotte Costa Prof° Sandra M Vedoato Profª Mariana de Oliveira Profº Regina Celia Adamuz Profº Rosely Cardoso Montagnini Profº Mari Clair Moro Nascimento
São Francisco-MG
2015
RESUMO
A educação especial no Brasil têm inicio no século XIX, onde os deficientes eram tratados em clínicas, hospitais especializados, em um modelo institucional. Eram considerados seres incapazes, não tinham acesso a educação, sendo tratados com indiferença pela sociedade.
A educação especial era tratada de forma assistêncial voltado para a caridade.
Com a proclamação da república o governo reformulou as leis, criando assim diversos instituições apoiandos as pessoas com necessidades especiais.
Além dessas entidades de caráter filantrópicas também surgiram várias clínicas privadas e centro de reabilitações, com isso os deficientes tiveram uma considerável evolução.
Nos anos 70 foi caracterizado pela criação das classes especiais nas escolas regulares, deixando a poder das escolas públicas a responsabilidade de receber os alunos com deficiência mental leve, tendo assim um considerável aumento nas classes especiais públicas.
Com a inserção das classes especiais na escola regular, houve a necessidade de formação de professores para esses alunos, com utilização de métodos e técnicas de ensino específicos.
A integração do deficiente na sociedade era o foco dessa proposta, com isso os alunos com necessidades