Resumo Cap tulo 01
Componente Curricular: Psicologia Aplicada à Administração
Professora: Adriana Alves de Oliveira
Curso: Administração – 2º Período
Aluno (a): Eloyza Lima Gaião
RESUMO
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª edição reformulada e ampliada — 1999/ 3ª tiragem — 2001.
O livro “Psicologia: Uma introdução ao estudo de psicologia”, das autoras BOCK, et al 2001) abordar em seu primeiro capítulo “A psicologia ou as psicologias” uma linguagem objetiva, que nos faz refletir sobre o que seria a psicologia científica e a psicologia que todos nós usamos no nosso cotidiano para entender as pessoas, ou seja, a psicologia do Senso Comum, que seria um conhecimento pequeno do acumulado pela Psicologia científica.
Inicialmente, as autoras faz uma exposição da relação ciência e senso comum, ressaltando que o cotidiano são acontecimentos que denunciam que estamos vivos.
E a ciência procura compreender e alterar o cotidiano afastando dela a realidade, transformando-a em objeto para investigação do conhecimento científico sobre o real.
Bock, et al (2001), aponta a necessidade de acumulação de conhecimentos para o desenvolvimento humano, isto é, o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimentos que o homem tem para descobrir e interpretar a realidade. Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são os domínios do conhecimento humano.
Neste texto, as autoras passa a relatar a ciência como um conjunto de conhecimentos que deve ser obtido de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade, e assim, haja o seu desenvolvimento.
A ciência é composta por objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo acumulativo do conhecimento, objetividade. Todas essas características proporcionam a diferença