Planejamento De Carreira
Nome: Valdecir Luiz câmara
O talento é Portátil?
Hoje porem as estrelas talvez não seja tão portátil quanto às organizações que as seduzem, segundo os estudos realizados na NFL por Grous Berg e Robinho Abraham especialistas da Harvard Buzines Scholes, como saber se uma estrela conseguirá reproduzir seu sucesso no novo ambiente de trabalho ou em outras palavras, se ela é portátil.
A portabilidade costuma ser considerado atributo pessoal de uma equipe ou de uma organização, mas ela pode também ser vista como atributo de um cargo. Embora alguns pesquisadores tenham analisado as diferenças de portabilidade entre setores de atividade, poucos estudaram a questão do ponto de vista de cargos dentro de um mesmo setor.
Nessa pesquisa sugere que apenas adicionar talento ao conjunto nem sempre traz os resultados que gestores esperam, pelo menos em curto prazo. Para alguns cargos é possível adquirir no mercado; para outros, desenvolver internamente é o melhor caminho.
A pesquisa mostra que a melhor semente, desenvolver o capital humano especifico da empresa não são fáceis os gestores devem trabalhar com a expectativa de que uma estrela leva tempo para se familiarizar com a nova situação e para acelerar esse processo, oferecer apoio ao novo contratado para que ele identifique e tenha acesso a fontes de capital humano especifico da empresa.
Muitas das habilidades considerados portáteis podem na verdade variar amplamente, dependendo das capacidades especifica envolvido no trabalho do profissional.
Compreendê-las é essencial para analisar os ingredientes-chave de vantagens competitivas sustentáveis que derivam do capital humano.
A partir disso será possível entender prós e contras de contratar e gerenciar melhor certas estrelas.