Planejamento de Carreira
O futuro de uma pessoa pode ser determinado pelas escolhas que ela faz tanto na vida pessoal quanto profissional. No âmbito corporativo isso tem sido comprovado no dia-a-dia, pois se tornou comum os colaboradores direcionarem determinadas ações e investimentos para garantir a empregabilidade, afinal a competitividade no mercado é cada vez maior.
Um bom RH e um bom gestor são os que analisam a estrutura organizacional necessária para a condução dos negócios, desde a complexidade das funções, requisitos do cargo até a análise do potencial de seus colaboradores. Que deixem claro aos colaboradores esta estrutura, requisitos de uma próxima função e resultados para uma análise do potencial ao reforçar que conversando todos podem produzir, por exemplo, planos de desenvolvimento que sustentem esse trabalho, baseados em reuniões de feedback, de interesse de carreira, contendo desafios constantes, treinamentos e projetos diversificados. Todo e qualquer profissional deve ter um plano de carreira e é fundamental que se comesse a refletir sobre esse assunto desde cedo. O profissional deve estar atendo às possibilidades, não deixando essa responsabilidade ao acaso ou mesmo em cima dos ombros do próprio RH. É importante que o colaborador saia do comodismo, estrategicamente e com muita diplomacia, busque entender quais são os requisitos de um próximo cargo desejado e vá se preparando.
REVISÃO DE LITERATURA
Resumo: O mercado de trabalho passou por diversas mudanças que afetaram as organizações, as relações de trabalho e conseqüentemente as carreiras profissionais. O "emprego para a vida toda" que norteou gerações, hoje esta em vias de extinção. Nesse novo ambiente, os profissionais não podem depender unicamente do planejamento de carreira elaborado pelas organizações. Assim é responsabilidade dos próprios indivíduos gerenciar sua carreira.
Atualmente, a área de recursos humanos tem apresentado uma importância maior devido à percepção