Planejamento de carreira
Analisando a evolução tecnológica do Mundo do século XXI, podemos observar uma competição acirrada entre empresas e organizações, que correm diariamente para estar à frente da concorrência Nacional e Internacional.
No mercado de trabalho não é diferente, onde é cada vez maior a presença da chamada geração Y. Jovens que cada vez mais cedo, buscam seu lugar de destaque.
Para isso muitas empresas em seu departamento de RH tem desenvolvido a gestão do planejamento de carreira, buscando agregar profissionalismo e crescimento tanto para o profissional quanto para as organizações. Visão Global sobre Administração de Carreiras
A administração de carreiras torna-se mais efetiva após a Segunda Guerra Mundial, com crescimento da complexidade organizacional das empresas. As bases da Administração de Carreiras, entretanto, nasceram com a Escola de Administração Cientifica a partir do estabelecimento de cargos ligados a postos de trabalho e dos sistemas de diferenciação entre eles. Mais tarde estes mesmos conceitos transbordaram das atividades ligadas à fabricação para as atividades administrativas e comerciais das empresas.
O que é Carreira?
Definindo Carreira:
Como se trata de um termo bastante utilizado, ao qual se agregam vários significados, Carreira é um termo de difícil definição. Podemos definir carreira ao nos referirmos a mobilidade ocupacional como o caminho a ser trilhado por um executivo, ou nos referirmos à estabilidade ocupacional, a carreira como uma profissão em si. Em ambos os casos carreira nos passam a ideia de um caminho organizado e estruturado no espaço e no tempo que podem ser seguidos por alguém (Van Maanen, 1977).
São as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. As carreiras envolvem uma série de estágios e a ocorrências de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade.
Da perspectiva do