Metrologia Básica - Medição
METROLOGIA
CRICIUMA, 2013
INTRODUÇÃO
A metrologia é a ciência que cuida do estabelecimento e reprodução das unidades de medidas sob a forma de padrões e do desenvolvimento de métodos e meios de medidas. Medir uma grandeza é compará-la com outra denominada unidade. O número que resulta da comparação de uma grandeza com uma unidade recebe o nome de valor numérico da grandeza. Os fatores metrológicos que interferem diretamente no resultado de uma medição podem ser agrupados nas seguintes categorias: método, amostra, condições ambientais, usuários e equipamentos.
1. MÉTODOS DE MEDIÇÃO
Entende-se por medição um conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza, ou seja, sua expressão quantitativa, geralmente na forma de um número multiplicado por uma unidade de medida.
1.1. MEDIÇÃO DIRETA
A medição direta é aquela cujo resultado é obtido diretamente dos dados experimentais. O valor da grandeza procurado é obtido comparando diretamente com padrões ou através de instrumentos de medida graduados segundo as unidades respectivas. (Ex: Medida do comprimento com uma régua, temperatura através de um termômetro, pressão através de um manômetro).
1.2. MEDIÇÃO INDIRETA
A medição indireta é aquela cujo resultado é obtido através de medições diretas de outras grandezas, ligadas por uma dependência conhecida com a grandeza procurada. São utilizadas quando é difícil medir diretamente a grandeza procurada, ou quando a medição indireta produz resultados mais precisos. (Ex: Medida de vazão através da queda de pressão em uma placa de orifícios).
1.3. AMOSTRA
Amostra significa uma determinada quantidade retirada de um conjunto total e que pode ser considerada como representativa deste conjunto. Quando selecionamos, condicionamos e tratamos adequadamente uma amostra e esta é avaliada e medida, os resultados encontrados podem ser atribuídos ao conjunto original.
1.4. CONDIÇÕES AMBIENTAIS