Projeto
A previsão de vendas é o primeiro passo para se gerar o orçamento de vendas. O orçamento de vendas é por sua vez o primeiro processo para a montagem do orçamento da empresa, logo, seu dimensionamento acarretará diversas consequências nos processo subsequentes e se bem projetada, a empresa terá uma ferramenta fantástica de medição, comparação, previsão, organização, etc., porém se mal dimensionado, acarretará em diversos transtornos e consequências negativas para o negócio.
Quando superestimadas, as vendas forçam orçamentos de produção também superestimados e toda uma preparação de utilização de recurso num nível acima das reais necessidades, ocasionado custos operacionais acima do necessário impactando no lucro, este se tornando menor.
Quando subestimados, a empresa prepara-se para um volume de produção abaixo das reais necessidades, perdendo oportunidades de negócios e lucros. Por exemplo, a empresa pode comprar um ou mais volumes menores de insumos e assim pagar um preço maior por unidade perdendo o poder de barganha; pode-se também ter pouca mão de obra disponível e gastar mais com horas extras, ou não conseguir a contratação de novos profissionais no tempo correto; com este mal dimensionamento, provavelmente o preço do produto unitário ficara majorado acima do mercado, gerando uma provável perda de participação de mercado, e assim por diante. Olhando para o aspecto de despesas, com um dimensionamento errado de preço, ou custeio, pode-se gastar mais com o pessoal de vendas, com o pessoal de marketing, pesquisa e desenvolvimento, pois os mesmos terão que dispender de mais recursos para tentar manter as vendas. Enfim, acarreta consequências negativas tanto nos demais processos de orçamento quanto no dia-a-dia da empresa como um todo, e assim a mesma perder competitividade.
Fazendo o comparativo do descrito acima com a indústria Teixeira pode se perceber que os demais departamentos sigam esta tendência conservadora subestimando