projeto
Este trabalho tem como foco principal a ludicidade contribuindo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa e aprende, alem de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia proporcionam o desenvolvimento da linguagem e da atenção. Mas será que através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem melhorando o seu relacionamento com o mundo?
Compreender o papel das brincadeiras no desenvolvimento infantil, bem como utilizar a brincadeira como ferramenta pedagógica, analisar a relação dos jogos e brincadeiras como facilitador da aprendizagem na sala de aula, mostrar o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, revelar aos professores da educação infantil as diversas possibilidades de criação, recreação e uso de materiais lúdicos como recursos metodológicos para aplicação do jogo são alguns dos objetivo deste estudo. Serão explanadas algumas definições importantes acerca do jogo, no processo de aprendizagem, diferenciar o jogo da brincadeira e do brinquedo, mostrando sua importância.
A escolha do tema justifica-se pelo fato de que os resultados da educação continuam insatisfatórios. Dessa forma o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da criança, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural facilitando o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. A fundamentação teórica estará centrada na compreensão de que o lúdico é um importante principio na construção do saber.
Portanto esse estudo ira auxiliar na ação pedagogia das instituições de ensino como também ira colaborar com os educadores que desejam modificar ou aprimorar sua ação pedagógica, propondo-se ao esclarecimento da importância do desenvolvimento das atividades lúdicas em sala de aula. Há uma