Análise econômica
Fontes: RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.121/08 e livro texto
Atividade Avaliativa
Esta atividade irá repor a atividade avaliativa 3
1. Faça um resumo sobre as quatro características qualitativas da informação contábil: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade abordadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Em seguida relacione-as a influência dos seguintes usuários da informação contábil: investidores, auditores e governo.
Compreensibilidade: A informação contábil precisa ser prontamente entendida pelos usuários, presumindo que estes tenham um conhecimento básico de negócios e contabilidade.
Relevância - as informações precisam ser úteis e relevantes para as tomadas de decisão. A relevância das informações é afetada por sua natureza e materialidade, esta última depende do tamanho do item e do erro, e é identificada quando a omissão de uma informação possa significar uma tomada de decisão errada.
Confiabilidade – A informação contábil precisa ser confiável, ou seja, livre de erros, distorções e imprecisões. Em alguns casos, quando não há confiabilidade em um fato contábil, ele não deve ser representado para não distorcer as demonstrações contábeis.
Comparabilidade – Deve ser possível comparar os demonstrativos contábeis de uma organização ao longo do tempo, a fim de identificar tendências e variações, permitindo assim avaliar seu desempenho.
Estas características asseguram a qualidade e utilidade dos demonstrativos frente aos seus usuários e estes em contrapartida influenciam os mesmos.
Ao governo, como usuário das informações contábil, é importante a compreensibilidade e principalmente a confiabilidade das informações, em função da tributação da empresa ocorrer com base nestes demonstrativos. A confiabilidade e a comparabilidade são criticas para os investidores. E os auditores asseguram-se de que estas características estejam presentes, garantindo que as tomadas de decisões