Projeto
A raiz é imprescindível à planta, pois além de fixá-la ela absorve do solo os nutrientes necessários à sobrevivência do vegetal. A raiz, juntamente com o caule e as folhas, compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não esta envolvida na reprodução. As raízes possuem três funções principais que são: a absorção de água, a reserva de nutrientes e a fixação da planta no solo. Podemos classificá-la basicamente quanto ao seu habitat: Subterrâneas, aéreas e aquáticas.
Elas apresentam dois tipos de estruturação, o sistema axial e o sistema fasciculado. O primeiro apresenta um eixo principal bem desenvolvido que cresce perpendicularmente ao solo e possui pequenas ramificações laterais.
O sistema fasciculado não possui um eixo central e suas ramificações crescem em todas as direções.
A raiz é um órgão subterrâneo, normalmente aclorofilado, com ramificações que absorvem água e sais minerais do solo, transportando a seiva.
O crescimento primário ocorre na região apical e corresponde ao crescimento em comprimento da raiz. Essa região é recoberta por uma estrutura chamada de coifa. A coifa forma uma espécie de capa, que protege o meristema apical da raiz enquanto esta cresce e penetra no solo. O meristema apical da raiz corresponde a uma região de intensa proliferação celular. A epiderme é a camada mais externa e ela é responsável pela absorção de água e nutrientes do solo e pela proteção da raiz. É formada por uma camada única de células e apresenta estruturas chamadas de pelos radiculares. Os pelos radiculares são prolongamentos de células epidérmicas que aumentam a superfície de contato e, consequentemente, a capacidade de absorção da raiz. Abaixo da epiderme encontra-se o córtex. Na parte mais externa do córtex as células estão dispostas de forma bem espaçada e são unidas por plasmodesmas (canais citoplasmáticos que conectam células vizinhas). Essa região do córtex permite a circulação de ar, água e nutrientes.
Na parte mais interna do