projeto
PABLO HENRIQUE XAVIER
SANDRO PRINCE SARAIVA GURJÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PANORAMA DAS ESCOLAS
Belém
2011
PABLO HENRIQUE XAVIER
SANDRO PRINCE SARAIVA GURJÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PANORAMA DAS ESCOLAS
Orientador: Prof. Dr. Joelma
Belém
2011
1. Introdução
1.1 O tema em estudo
A educação inclusiva se caracteriza como um processo de incluir os portadores de necessidades especiais ou com distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino, em todos os seus graus, pois nem sempre a criança que é portadora de necessidades especiais, apresenta distúrbio de aprendizagem, ou vice versa, então todos esses alunos são considerados portadores de necessidades educativas especiais. A inclusão como um processo social amplo vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 50. Na escola, “pressupõe, conceitualmente, que todos sem exceção, devem participar da vida escolar” (CARVALHO, Edler, 1998 p.170).
Educação Física adaptada “é uma área da Educação Física que tem como objetivo de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada portador de deficiência física respeitando suas diferenças individuais” (WENER, 1995, p.9). Sabemos também que nem todas as escolas estão preparadas para receber o aluno portador de uma deficiência e por vários motivos, entre eles, porque os professores não se sentem preparados para atender adequadamente as necessidades daqueles alunos e porque os outros alunos não sabem como lidar com pessoas que tenham alguma necessidade especial.
A educação Física na escola se constitui em uma grande área da adaptação ao permitir, a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas as suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem