Filme matrix
O mito da caverna ou alegoria da caverna, criada pelo filósofo Platão, que é um exemplo de uma vida que se fecha a pensamentos ignorantes, a falta de conhecimento, etc.
E podemos fazer um relação com o filme Matrix pois vemos que uma metáfora da ignorância do homem. No filme podemos dizer que matrix é a caverna, um mundo mentiroso, fora da verdadeira realidade, e as pessoas que estão fora do domínio da maquina, são as que estão fora da caverna, que estão vivendo a verdadeira realidade. Se observarmos Neo, vemos que Morpheus acreditava que ele seja o esco lhido pela capacidade dele questionar tudo, ter dúvidas até em coisas que ele já sabia, tudo ele procurava questionar. Se fizermos uma boa observação ele é que nem os filósofos, que procuram saber, vão a busca do conhecimento, e todos que saem da caverna se torna um filósofo, pois se torna capazes de pensar, de questionar, passam a compreender e ir a busca da verdade e do conhecimento.
A partir do tempo Neo começa descobrir novas coisas, ter novos conhecimentos, ideias, conhece matrix e desenvolve habilidades nela, com ajuda de Morpheus, e com isso seu nível de conhecimento se eleva, e se formos comparar no mito da caverna o homem quando sai da caverna começa a observar o mundo a sua volta de outra forma, ter novos conhecimentos, novas ideias, questionamentos, começa a viver mais racionalmente de forma que ele pensa mais profundamente nas coisas, analisando, questionando, pensando de forma imparcial do seu gosto e respeitando.
Enfim, vemos que Matrix seria um lugar irreal, onde Neo e os outros tentariam mostrar a verdade para aquelas pessoas, e as máquinas seria nosso pensamento ignorante, egoísta, individualista, aquele muro que separa da verdadeira realidade e principalmente a sociedade querendo nos impor forma de viver e de achar que o certo é como ela diz, a sociedade é a principal corrente da caverna, e por fim o feixe de luz seria