projeto
O projeto educativo deve apresentar-se como um documento estratégico, orientador da ação educativa do estabelecimento de educação-formação e como um instrumento operatório para os membros da comunidade educativa.Deve também apresentar-se como um meio de informação para quem procura freqüentar ofertas educativas e formativas e empregar diplomados..
Assim, passa a considerar no desenvolvimento do processo de elaboração do projeto educativo que diz respeito ao próprio processo a desenvolver, à participação da comunidade e à liderança de todo o processo, à recolha e tratamento da informação, à definição dos assuntos a abordar, à reflexão e definição das linhas orientadoras e à redação final do documento. Para que um projeto educativo possa ser um instrumento operatório, torna-se indispensável que o mesmo integre, no seu processo de elaboração, a mais ampla participação da comunidade educativa relativamente aos diferentes aspetos da educação e formação, nomeadamente organização escolar, relação pedagógica, recursos humanos e materiais, a fim de que todos os seus membros sintam que o projeto lhes pertence e
Façam dele um instrumento de trabalho contínuo.
ETAPAS E FINALIDADES DE UM PROJETO
Na elaboração do Projeto Pedagógico podemos distinguir as seguintes etapas: o marco referencial; o diagnóstico; a programação; e a avaliação.
Marco Referencial
O Marco referencial é a visão de futuro que a comunidade escolar define para a escola. Tem vital importância porque é esta visão que contagia as pessoas, fornece a direção e alimenta a participação de todos nas demais etapas do Projeto Pedagógico.Ao longo deste processo, são construídos princípios, valores e aspirações que definem os objetivos e a identidade da escola.
Diagnóstico
Na etapa do diagnóstico, confronta-se a realidade existente cm o ideal traçado da escola desejada (marco referencial). O resultado dessa comparação deve ser o mais